quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A ciência da beleza - esfoliantes pt 2

Continuando com o primeiro post sobre o assunto, ficou a faltar falar sobre os esfoliantes enzimáticos e os físicos.

Enzimáticos

Enzimas são proteínas que catalisam reacções e, no caso da pele as reacções são de quebra de ligações entre as células desta. As mais usadas em cosmética são a papaína (da papaia) e a bromelina (do abacaxi), embora haja cada vez mais investigação neste tipo de enzimas. A sua actividade não é dependente do pH como no caso dos ácidos, mas é activada pela água e tem um limite mais estreito a nível de esfoliação, o que as torna adequadas para pele mais sensível ou para esfoliações mais leves e regulares.

Por ser activado pela água, só faz sentido investir nestes esfoliantes sob a forma de pó ou de formulação oleosa, já que são activados por água, por isso não é boa ideia comprar este tipo de esfoliante quando vem em creme ou emulsão (porque levam água).

Outros componentes são usados ainda para auxiliar na esfoliação como extractos de arroz e farelo de arroz que é usado pelas mulheres japonesas para aclarar e tornar a pele mais suave e sabe-se que diminui a inflamação cutânea (na couperose por exemplo). Sabe-se que no farelo de arroz estão ácidos, alguns deles vitaminas, que também promovem a quebra das ligações entre células por um mecanismo diferente dos anteriores e ainda inibe a melanogénese, ou seja a produção de pigmento acastanhado pela nossa pele que nos confere o bronze, mas também as manchas. Aumenta ainda a microcirculação da pele.

Físicos ou mecânicos

Este tipo de esfoliação é o mais antigo e mais usado, mas não necessariamente o melhor e envolve uma ferramenta ou o um agente físico como sementes trituradas a pó ou partículas produzidas industrialmente. A ideia de caroços de fruta triturados é bestialmente infeliz, devo dizer pois, resulta muitas vezes em irritação cutânea a longo prazo e está muito desaconselhada. O funcionamento deles é simples, quebram as ligações das células por fricção, prefiram sempre partículas pequenas e com formas regulares (não angulosas).

Espero que estes dois posts tenham sido úteis e que vos tenham ajudado a escolher o produto mais apropriado para a vossa pele!

6 comentários:

  1. Ajudou bastante. Ainda mais que ando à procura do esfoliante e ainda não sei qual será...

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida!

    Ia sugerir que desses exemplos de algumas marcas para cada categoria!

    Agora o mais importante, tive oportunidade, finalmente, de comprar a Sensibio da Bioderma e NÃO fiz reacção alérgica (já usei três vezes, portanto espero não estar a lançar foguetes antes da hora!). Não sabes como estou feliz, isto foram anos entre vichys, avenes, marcas de hipermercado, etc, etc! Obrigada! Também comecei a usar um hidratante de olhos (como tinhas sugerido!), comprei um da Avene, no entanto, está na listinha de Natal o da Clinique!
    Achei importante partilhar contigo, uma vez que tiveste toda a paciência do mundo em me responder :) Tenho este blog em alta consideração e sei que o que leio está de acordo com a realidade.
    Mais importante ainda, com tantos seguidores, respondes carinhosamente às perguntas que te são colocadas.

    Já ajudaste (mais) uma pessoa, só para que fique registado!

    Beijinho! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazer isso então, ando sem tempo nenhum ultimamente, tenho de arranjar um tempinho para fazer essa compilação!

      Muito obrigada pelo feedback querida, nem sabes como me deixa feliz saber que ajudei alguém! Espero que não venhas a fazer alergia porque sinceramente mais inócuo que esse conheço muito poucos (e os restantes são mais de o dobro do preço).

      Um grande beijinho e obrigada pelas palavras ;)

      Eliminar
    2. Ora essa! Foi de coração :D

      E hoje aproveitei os 20% de desconto na Perfumes e Companhia e o All About Eyes Rich veio comigo eheh!

      Novidades para breve! :D

      Eliminar
  3. Olá Sara!
    Gosto muito deste tipo de post técnico pricipalmente vindo de quem sabe. Posso dar uma sugestão? Gostava de ver exemplos de produtos dos 3 tipos de esfoliantes.

    =)

    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, obrigada Marlene, já estou a trabalhar nisso ;)

      Beijinho!

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!