sexta-feira, 3 de junho de 2011

Entrevista com a Professora Helena Ribeiro - Parte 1

Tal como tinha prometido, coloquei à Professora as vossas questões e aqui vai a primeira parte da pequena entrevista. Espero que gostem e fiquem sempre à vontade para colocar dúvidas mais ou menos científicas por aqui!

Os produtos anti-celulite e reafirmantes fazem resultados na realidade ou não há muito a fazer?

Os produtos anti-celulite não funcionam por si mesmos, temos de fazer uma massagem intensa com a aplicação do produto (para cima e para baixo nas pernas, com vigor). Tal como uma pasta de dentes não funciona se não a usarem com uma escova, não se deve usar um creme anti-celulítico e esperar resultados sem fecharmos também a boca, bebermos muita água e acompanharmos de exercício. 

Há algum produto em específico que devemos procurar num anti-celulítico? A cafeína por exemplo?

A tecnologia destes cremes tem evoluído muito, no meu tempo era à base de extractos de plantas e de algas, actualmente têm cafeína sintetizada que é mais eficaz.

Que produtos de maquilhagem se deve usar na faixa etária dos 20?

Os que quiserem. Actualmente a maquilhagem tem toda imensa qualidade (excepto a da loja do chinês, que usa muitas vezes componentes proibidos em toda a UE), até maquilhagem de supermercado é excelente (a Nivea é excelente, bem como a Bourjois, Rimmel, Maybelline...)! Mais importante do que a maquilhagem é limpar bem a pele. Isto é crucial. Não vão tomar o pequeno-almoço no prato sujo do jantar pois não? Pois bem, o mesmo acontece com a vossa pele. Nesta faixa etária é importantíssimo limpar, hidratar e proteger sempre sempre, usar todos os dias protecção solar.

Só faz sentido usar séruns quando se tem a pele madura?

Não há idade para o uso de um sérum e sim uma pele que necessita ou não de tratamento extra. Pele mal cuidada precisa sempre de hidratação extra e de extra cuidado. Deve usar-se quando o creme já não chega nem satisfaz as necessidades da nossa pele (por exemplo, na pele seca). Quando se tem rugas profundas (45+), faz sentido um sérum com péptidos ou outras macromoléculas para preenchimento da ruga. [Curiosidade: quando fui ter com a Professora ela estava precisamente a formular um sérum de péptidos para ela, tinha acabado de receber a matéria-prima.]

A partir de que idade é aconselhável/permitido usar maquilhagem?

Qualquer uma.



Utilizar maquilhagem todos os dias causa danos à pele?

Claro que não. Desde que não tenha produtos proibidos (como já disse). Hoje em dia até as marcas baratas são excelentes!  A maquilhagem fica à superfície da pele, não causa danos absolutamente nenhuns.




Acaba por aqui a primeira parte, a segunda vem aí! Espero que estejam satisfeitas com as respostas e, se estiver a ser demasiado científica ou mais alguma dúvida, é só dizerem nos comentários!

7 comentários:

  1. Eu gostei! Quero ver as próximas perguntas e respostas!! ;)

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelo post! está muito bom =)

    *
    ana

    ResponderEliminar
  3. Gostei =D Fico à espera das próximas ;)

    Posso partilhar no meu blog? (:

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Claro, sinto-me honrada! :D

    As tuas perguntas vêm no próximo ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. gostei muito da entrevista :D as perguntas foram muito apropriadas e algumas delas interessaram-me imenso!

    (espero que não te importes mas falei de ti e desta tua entrevista nesta publicação do meu blog: http://inezzitah9makeup.blogspot.com/2011/06/eliminar-celulite-drenagem-linfatica-ja.html)

    Beijinho :DDDD *

    ResponderEliminar
  6. Claro que não :D obrigada Inês! Espero que gostes da 2ª parte ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!