quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pincéis, os básicos

Recebi um pedido aqui há uns tempos para falar sobre os vários pincéis necessários para aplicar maquilhagem no dia-a-dia.

Ora bem, resolvi fala-vos dos "básicos" dos pincéis que podem ser de qualquer marca que arranjem, vejam sim a forma do pincel, que é isso que dita a sua função.

Começando pelo início da maquilhagem, há dois tipos de pincéis geralmente usados para base líquida:


O da direita é o famoso duo fiber da MAC e serve tanto para base em pó como para base líquida. O da esquerda é mais rígido, mesmo para base líquida.
Para base mineral ou qualquer outro tipo em pó, sugiro este:


Muito bom é mesmo o pincel de pó mineral da Sephora, uso-o também para o blush. O melhor pincel que já comprei. É muito denso e as fibras são curtas, muito preciso na aplicação, não deixa que caia blush onde não deve e a base fica aplicada de forma homogénea e perfeita. Amo de paixão este pincel, sem promoção custa à volta de 17,90€, mas valeu muito a pena.

Para corrector, devem escolher um pincel pequeno, denso e não muito rijo para aplicar o corrector de forma natural e sem aparecerem "riscas" das cerdas do pincel durante a aplicação. Eu revelo já aqui o meu amadorismo por dizer que aplico o meu corrector com os dedos. Comprei um pincel da The Body Shop para o aplicar mas aconteceu aquilo que expliquei e agora uso-o para outras coisas. Os dedos fazem bem o trabalho na minha opinião... Uma sugestão de pincel poderá ser o Make Up For Ever Professional 5N Brush:

 Este pincel foi para corrector nas olheiras, para borbulhas e pequenas imperfeições sugiro um pincel pequeno de ponta fina e preciso, que seque rápido (porque deve ser alvado todos os dias sem excepção) e não deve ser usado para mais nada.




De seguida, o pincel de pó deve ser largo (é o maior de todos os pincéis) e de fibras fofas e esparsas.


Passando para os olhos, sugiro que a primeiríssima compra que devem fazer é um pincel de esfumar e um de eyeliner. O pincel de esfumar deve ser pequeno e com as fibras mais rígidas e densas e o de eyeliner deve ser chanfrado e rígido, para além de muito fino. A Sephora tem um dois-em-um:



Outra boa aquisição é um pincel de olhos difuso e fofo, para aplicar sombra "às pancadinhas" e "empilhar" a cor. Deve ser mais largo que o de esfumar e mais fofo.


Um pincel de blush é sempre essencial e, pode ser usado aquele de base em pó que referi que é excelente para ambas as funções porque é denso, pequeno e preciso ou outro pincel que cumpra a mesma função. Essencialmente não deve ser demasiado difuso para não espalhar blush onde não deve nem demasiado rígido para se poder esbater o blush.

Outro básico é o pincel de bronzer. Pode ser o mesmo que o de blush ou o da base em pó, as mesmas regras têm de ser obedecidas.

 Por fim, um pincel para iluminador, pequeno, preciso e em forma de leque, que pode também ser usado nas olheiras para cobrir com pó.


As imagens neste post não são para fazer publicidade, são meramente ilustrativas do que expliquei, não pretendo fazer nenhuma publicidade à Sephora, simplesmente era a que estava mais à mão. Para além das marcas que aqui falei, há pincéis da Perfumes & Companhia, Douglas, Sigma (online) e tantas outras, tem de se procurar o que se pretende ao melhor preço!

4 comentários:

  1. Olá linda! Quem dera que as meninas da Pluricosmética (ou pelo menos uma que me atendeu) percebesse de pincéis como tu. Não é que a rapariga me disse que o último pincel que falaste (iluminador, em forma de leque) servia para aplicar base? Enfim...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente as pessoas que trabalham nas perfumarias e centros de cosmética podiam estar mais informadas do que estão...
    Todos os pincéis podem ter imensas funções (por exemplo, o de corrector é óptimo para batom também!) mas dificilmente vejo o de iluminador a dar para aplicar base ahah ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá :) não podia ficar sem deixar aqui o meu comentário.
    Tenho ambos os pinceis para aplicar base de que falaste neste post lol e adoro os dois cada um à sua maneira. O da Sephora tem a seu favor a durabilidade, o meu tem anos e mantem-se impecavel,como quando o comprei. E o 187 da MAC espalha a base pelo rosto como nenhum. Sem dúvida que fizeste óptimas escolhas ao falar destes pinceis.
    Tudo de bom, Cristal!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostaste ;) acho que fiz uma escolha demasiado pequena (falta um kabuki nomeadamente) mas mesmo para começar estes chegam e sobram acho eu ;).
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!