terça-feira, 23 de novembro de 2010

Desmaquilhar

No outro dia uma amiga deparou-se com a dúvida do que usar para se desmaquilhar e, por isso, aqui estou a fazer este post sobre desmaquilhantes dedicado a ela!

Podemos dizer que há dois grandes grupos de desmaquilhantes: para a pele e para olhos. Depois variam em relação ao tipo de pele. Aconselho o de olhos a quem usa rímel à prova de água, tem a pele à volta dos olhos muito sensível e seca. caso contrário, um desmaquilhante de olhos+face é suficiente.

Aqui vão alguns exemplos de desmaquilhante de olhos:

1- Lancôme - Bi-facil; 2- La roche posay - Respectissime; 3- La roche posay - Toleriane (unidose); 4,5- Sephora - face eye makeup remover; 6- L'Oréal - gentle eye make up remover; 7- Bourjois - démaquillant yeux express.

Há essencialmente, dois tipos de desmaquilhante de olhos: bifásico (1,2,4 e 7) e monofásico (3,5 e 6). A diferença é que no bifásico, depois de agitar, as duas fases misturam-se e formam uma espécie de solução oleosa, dá mesmo a sensação de óleo na pele. Deixam a área dos olhos hidratada. Quem tem a pele oleosa provavelmente gostará mais das fórmulas monofásicas porque são menos oleosas. Não gosto muito do sistema de unidose (3) pela única razão de achar um desperdício, porque nunca usamos a mesma quantidade e, se não usarmos a unidose toda, fica a evaporar e perdemos produto pelo qual pagámos, coloquei aqui porque este desmaquilhante é muito útil para quem tem graves problemas de olhos sensíveis.

De seguida, os desmaquilhantes para pele e olhos:

1- Bioderma - Sensibio solução micelar; 2- Bourjois - creme moussante démaquillante; 3- L'Oréal - de-maq expert gel-creme-mousse make up remover; 4- La roche posay - solution mycellaire physiologique; 5- La roche possay - leite Toleriane dermo-nettoniant; 6- Vichy - Purete thermale 3 em 1; 7- Avéne - lotion nettoyante; 8- Yes to carrots - can you C me eyes and face make up remover

Alguns aplicam-se como um gel de limpeza e removem-se com água (2), os restantes, aplicam-se com um disco de algodão (o mesmo é válido para os de olhos). No caso do leite desmaquilhante (4 e 7) deve ser aplicado em seguida um tónico para fechar os poros.

Aconselho muito o da Vichy (6) porque, não só remove toda a maquilhagem da cara como também dos olhos, inclusivé à prova de água. Muito bom mesmo para um tudo-e-um e para viagens também.

4 comentários:

  1. sara, este teu blog é espectacular!! sou uma frequentadora assídua cá do sítio. :)

    o tónico é importante só depois de um leite de limpeza? o meu desmaquilhante é da farmácia (estou desejosa que acabe para poder comprar um que gostei mais, mas ainda foi carote) e é gel e retira-se com água e também tenho um tónico vitaminado da garnier que aplico depois e antes do creme hidratante. ou não é assim que se faz? x)

    Joana

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Joana!

    O tónico serve sempre para uniformizar e refrescar a pele, retirar a oleosidade etc e deve ser usado antes do creme e depois da limpeza, exactamente como tu fazes. Depois de um leite de limpeza também deve ser usado para fechar os poros a qualquer impureza, por isso, não se deve usar o leite sem o tónico mas só o tónico é possível. Quem explicou isto foi uma consultora da Vichy, também desconhecia ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O bifásico da La Roche Posay é mesmo um espectáculo, adoro-o! Os da Sephora nunca experimentei mas tenho uma amiga que usa e gosta muito, além de que nem são muito caros.

    Relativamente aos de rosto e olhos, gosto muito do Toleriane, há uns tempos apanhei aqui no Espaço uma promoção em que uma embalagem de 400mL ficou-me por apenas 13.50€ e dura, dura, dura...

    ResponderEliminar
  4. Quando acabar o meu mini bi-fácil também compro o da roche possay se calhar porque o da Lancôme é 30€!!!
    400 mL é muita coisa de facto...pode ser que um dia também apanhe em promoção.
    Acho que vou experimentar o nutritic da roche possay que não posso mais com a pele desidratada, já nem máscara resolve...:S culpa do ar condicionado. Obrigada pela dica ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!